windows 10 pro kaufen windows 10 education kaufen windows 10 enterprise kaufen windows 10 home kaufen office 2019 kaufen office 2013 kaufen office 2016 kaufen office 2019 home business kaufen office 365 kaufen microsoft project 2019 kaufen microsoft project 2016 kaufen visio 2019 kaufen visio 2016 kaufen 360 total security kaufen avast kaufen kaspersky kaufen mcafee kaufen autocad lt kaufen coreldraw kaufen windows 8.1 pro kaufen windows 8.1 enterprise kaufen windows 7 ultimate kaufen windows 7 pro kaufen windows 7 home basic kaufen windows 7 enterprise kaufen windows lizenz kaufen cpluskey.com
denizli escort denizli escort bayan diyarbakır escort diyarbakır escort bayan edirne escort edirne escort bayan erzincan escort erzincan escort bayan erzurum escort erzurum escort bayan gaziantep escort gaziantep escort bayan gümüşhane escort gümüşhane escort bayan hakkari escort hakkari escort bayan hatay escort hatay escort bayan ığdır escort ığdır escort bayan ısparta escort ısparta escort bayan istanbul escort istanbul escort bayan izmir escort izmir escort bayan karabük escort karabük escort bayan kars escort kars escort bayan kastamonu escort kastamonu escort bayan kilis escort kilis escort bayan kırıkkale escort kırıkkale escort bayan www.escortperl.com
A+ A-
logo crad

O despertar da missão




Escrito por: Tamiris Almeida Ribeiro

Publicado em: 19/11/2020



Sou Tamiris Almeida Ribeiro, natural da cidade de Remanso, município brasileiro no interior do estado da Bahia, às margens do Rio São Francisco. Comecei a estagiar no CRAD (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas - UNIVASF) em setembro de 2020 e, conheci espécies nativas da Caatinga, bioma presente na região em que nasci e cresci, que não tinha visto em nenhum dos meus 18 anos de vida.

 

O interesse em fazer um pedido de doação de algumas mudas nasceu ao pensar que os mais velhos e até as novas gerações da minha família poderiam nunca conhecer certas espécies que são uma riqueza nossa, que a gente tem que cuidar e admirar sempre. Eu realizaria o plantio na roça de meu bisavô, Bartolomeu da Silva Amorim, numa região da área rural conhecida como Lagoa do Brejo, deixando a mostra uma de nossas riquezas desconhecidas a qualquer um que passasse por lá.

 

Escolhi pedir mudas ao Prof. Dr. José Alves de Siqueira, Fundador e Diretor Executivo do CRAD da espécie Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC.) Mattos, pelos seus benefícios, como o poder medicinal que tem, e sua beleza, que com certeza encantará todos, assim como as gerações da minha família.

 

                                                                                      

 

O pedido foi aceito e realizei o plantio com meu tio avô, Valmir da Siva Amorim, e duas de minhas primas mais novas, Sara Almeida Amorim e Safira Almeida Amorim, no dia 15 de novembro de 2020. Atualmente moro em Petrolina – PE, porém, as mudas ficarão lá sobre os cuidados de meu tio avô e nas minhas idas à Remanso também cuidarei para que elas cresçam bem.

 

Gostaria de agradecer ao Prof. Dr. José Alves de Siqueira, por autorizar a doação das mudas e confiar que cuidarei delas corretamente, fazendo com que eu possibilite que mais pessoas contemplem uma das riquezas da Caatinga. O meu obrigada também à Elaine Maiara Bonfim Nunes e Mariana Macario de Lira Santos, por me encorajarem a realizar essa belíssima ação, sou grata demais por fazer parte da família do CRAD, que venham muito mais trabalhos para preservar o nosso belo e rico ecossistema.



19/11/2020

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência